Combate ao câncer infantil

No Brasil, o dia 23 de novembro foi criado para conscientizar as pessoas sobre o câncer na infância.

 

Publicado em: 25 de novembro de 2020  e atualizado em: 4 de novembro de 2021
  • Para compartilhar
Ouvir o texto Parar o Audio

Novembro também é um mês para conscientizar a população sobre o câncer infantil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Brasil, o câncer é a principal causa da morte de crianças e adolescentes no país¹. Os tipos mais comuns são: tumores do sistema nervoso central, linfomas (sistema linfático), leucemia (afeta os glóbulos brancos), tumores sólidos como o neuroblastoma (nas células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), sarcomas (tumores de partes moles) e o tumor de Wilms (tipo de tumor renal)²,³.

O diagnóstico precoce é importante para o tratamento da doença e para que a criança tenha qualidade de vida. Os sintomas podem ser observados pelos pais que, apesar de comuns a outras doenças menos sérias, podem ser sinais do desenvolvimento do câncer e em todos os casos, a visita médica é imprescindível. Entretanto, algumas formas são características de cada tipo, como³:

- Tumor de Wilms ou neuroblastoma: aumento do volume ou surgimento de massa no abdômen;

- Tumor de sistema nervoso central: dores de cabeça frequentes, vômitos, paralisia de nervos, entre outros.

- Tumores sólidos: formação de massa, visível ou não, que causa dor nos membros.

- Retinoblastoma: embranquecimento da pupila quando exposta à luz (geralmente os pais percebem ao tirar fotos com flash), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) ou estrabismo (olhar vesgo).

- Leucemias: por conta do ataque na medula óssea, a criança fica sujeita a infecções, apresentando dores nos ossos, sangramento e palidez.

O tratamento é individualizado, dependendo do estágio da doença e do tipo de tumor, mas são baseados na quimioterapia, radioterapia e, quando necessário, a cirurgia para remoção do tumor. Mesmo após curados, o paciente precisa fazer acompanhamento médico depois de adulto para identificar possíveis complicações tardias³.

 

Fontes: 1- No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil saiba mais sobre a doença - INCA. Atualizado em 24 de novembro de 2020. 2- No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, SBP enfatiza a importância do diagnóstico precoce. Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualizado em 24 de novembro de 2020. 3- Câncer Infantojuvenil – INCA. Atualizado em 24 de novembro de 2020.

Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico.
  • Para compartilhar
Você achou esse conteúdo útil?